sexta-feira, 18 de maio de 2012

Pesquisa sobre o turismo nas Serras do RJ

Imagem dos destinos está associada à natureza exuberante,
à história e ao turismo de compras!


No primeiro semestre de 2012, o Projeto Tour da Experiência realizou uma série de pesquisas e enquetes com o objetivo de conhecer melhor a imagem atual de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo, e sondar as expectativas dos turistas em relação à oferta desses destinos.

A pesquisa foi aplicada por meio de questionários on-line, com consumidores do estado de São Paulo e do Rio de Janeiro cadastrados no Portal de Hospedagem, entre os meses de fevereiro a março.

Já a enquete foi realizada durante sete dias, também no Portal de Hospedagem, com um retorno de 3 mil respostas.

Enquetes mostram a força dos atrativos naturais de Pretópolis, Teresópolis e Nova Friburgo.

















PETRÓPOLIS – Aqueles que conhecem o destino o escolheram devido a aspectos como ecologia, beleza natural, história, cultura, compras e a gastronomia, tão importante para complementar as experiências de serra. Quando questionados sobre o que falta em Petrópolis, os que a conhecem citaram como questões predominantes a falta de receptivos (29%) e a carência de restaurantes e experiências gastronômicas (38%). Veja o quadro abaixo.









TERESÓPOLIS – Já no que se refere a Teresópolis, o segmento de ecoturismo é o grande motivador associado ao destino. Os demais segmentos não parecem ser reconhecidos fortemente, sendo seguido por compras. Os que conhecem identificam que faltam serviços, e os aspectos históricos-culturais e a produção associada não são percebidos como diferencial.




NOVA FRIBURGO – A imagem de destino ligado à natureza se mantém como nos demais destinos; a beleza natural e o turismo de aventura aparecem como motivadores. Exite uma percepção dos entrevistados sobre serviços e atrativos que precisam ser a ser melhorados. 




Os destinos da Região Serrana do Rio de Janeiro, segundo a enquete, têm muito trabalho de divulgação a ser feito, pois ainda existe uma falta de conhecimento sobre os atrativos e sobre segmentos-âncora da região.

A pesquisa on-line mostra que Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo são desejadas até por quem ainda não conhece os destinos!

Um dos resultados mais importantes da pesquisa se refere ao fato de que quase 100% daqueles que não conhecem os municípios de Petrópolis, Teresópolis ou Nova Friburgo gostariam de conhecê-los. Além disso, a pesquisa revela que aqueles não gostariam de conhecer é por terem poucas informações dos destinos. Veja os quadros abaixo:






Na pesquisa, da mesma forma que na enquete, os destinos aparecem com uma imagem associada a belezas naturais; e os serviços de receptivo, assim como as opções de gastronomia, precisam melhorar.

Outras informações relevantes:

PETRÓPOLIS – De acordo com a pesquisa realizada com questionário mais abrangente, a maioria das pessoas que conheceram Petrópolis se surpreenderam também com os atrativos histórico-culturais, reconhecendo o segmento-âncora do destino e confirmando a identidade utilizada, qual seja, a História do Império. Dessa forma, além da natureza, Petrópolis está associado essencialmente ao segmento histórico-cultural.




TERESÓPOLIS – Teresópolis também aparece associado à natureza, à história, à cultura e às compras de forma equilibrada. A identidade do destino também parece ser melhor percebida na pesquisa do que na enquete, com potencial de ser ainda mais trabalhada (atrativos, experiências turísticas e serviços precisam ser melhorados e divulgados).



NOVA FRIBURGO – Mesmo na pesquisa, que traz questões de múltipla escolha, os itens natureza, cultura e compras são os principais aspectos associados ao destino. Há um aumento da atratividade em relação a enquete, mas aparece também a confirmação de que é necessário melhorar a divulgação para aqueles que não conhecem.





Nenhum comentário:

Postar um comentário