quinta-feira, 17 de maio de 2012

Turista: coração, mente e alma do negócio!

Como sabemos, o objetivo central do Projeto Tour da Experiência é estimular a inovação do produto turístico, a fim de proporcionar experiências memoráveis aos clientes. 

M
as para que isso aconteça, é fundamental que estejamos profundamente conectados com seus desejos, pois assim poderemos tocar seu coração, sua mente e seu espírito, e conquistar a sua preferência.

Mesmo que a ideia de marketing turístico esteja bastante difundida entre os diversos atores do setor, ainda encontramos muitos que não prestam atenção nos desejos e nas expectativas dos visitantes – o que significa, portanto, que não estão exercendo o marketing!

Em síntese, quando falamos em marketing, estamos nos referindo a um conjunto de atividades econômicas voltadas para satisfazer as necessidades e os desejos dos turistas. Dessa forma, fica claro que o sucesso de qualquer empresa ou organização passa inevitavelmente pela preocupação constante em satisfazer e encantar seus clientes.

Por conta disso, o primeiro passo de um Plano de Mercado é reconhecer o perfil dos turistas  tanto aqueles que já visitam o destino, quanto aqueles que ainda pretendemos conquistar.

Afinal, a concorrência no mercado turístico está cada vez maior, e os consumidores cada vez mais têm acesso às ofertas por meio das novas tecnologias. Logo, tal crescimento da diversidade da oferta acarreta, por consequência, um aumento no poder de barganha do consumidor, o que torna ainda mais estratégico o nosso esforço em conquistarmos sua preferência.

Diversas pesquisas realizadas nos últimos tempos reforçam a importância dos prestadores de serviço proporcionarem um envolvimento maior com os visitantes no destino, criando laços a partir de experiências que sejam memoráveis. 

Está sabido que o turista do Século 21 busca muito mais do que hospedagem e visitações a atrativos. Ele está à procura, na verdade, de experiências mais complexas e completas, ou seja, ele quer conhecer lugares para ampliar seu universo, quer vivenciar outras culturas, quer aguçar os sentidos, ter novas sensações, criar vínculos, praticar esportes, explorar o desconhecido, enfim, ele deseja muito mais do que simplesmente uma transação de compra e venda.

Enxergue o seu turista plenamente, com coração, mente e alma. O mercado são pessoas... pessoas buscam a felicidade... e o turismo é o negócio da felicidade!

Somente compreendendo o turista atual, que não é mais o coadjuvante de sua viagem e sim um co-criador, que se interessa em participar inteiramente da experiência turística, será possível encontrar a inovação certa do produto e serviço e criar o grande diferencial do negócio.




Um comentário:

  1. Muito bom o texto e interessante este tema de experiência, onde muitos destinos ainda não aproveitam o foco no cliente e se deixam levar pelos dados quantitativos. Li um arquivo do planejamento do Canadá e achei fantástico. Deixo aqui uma opção também de leitura.
    Compartilho tambem no blog mkturis.wordpress.com

    Abraço

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