segunda-feira, 4 de junho de 2012

Inovação & Gastronomia!


Derivada do termo latino innovatio, a palavra inovação significa algo que difere dos padrões existentes no monento em que foi criado.

Por outro lado, o conceito de inovação é algo mais complicado de se definir, pois muitas são as interpretações possíveis, sobretudo de acordo com a área em que é aplicado.

Uma das confusões mais frequentes é a ideia de que inovação é sinônimo de criatividade, o que leva muitas pessoas que não se consideram criativas a abandonar aquela saudável inquietação que nos permite farejar o novo.

De forma suscinta, podemos dizer que a diferença entre criatividade e inovação é a mesma que existe entre a inspiração e transpiração, ou seja, entre a descoberta e o trabalho.

Normalmente a criatividade é um processo individual, nasce da ideia que surgiu na cabeça de alguém, enquanto a inovação é um processo coletivo, que deve ser trabalhado em grupo e conduz coletivamente a uma mudança de padrões na percepção.

É claro que não existe inovação sem criatividade, pois a inovação é a aplicação prática da criatividade. Ou seja, uma ideia criativa só passará a ser considerada uma inovação caso seja realmente aplicada – caso contrário, será apenas uma invenção.

Mas o que é uma ideia criativa? Podemos dizer que a criatividade surge quando nós misturamos as ideais convencionais, ou quando trocamos elas de lugar, isto é, quando mudamos o seu contexto.


Do ponto de vista do mercado turístico, inovação significa simplesmente a transformação dessas novas ideias em produtos, serviços ou atrativos capazes de agregar valor à experiência do visitante.



Por exemplo: o dono de um restaurante pode ter uma ideia criativa simplesmente misturando as ideias de gastronomia e arte. Mas isso ainda será apenas uma invenção. Para que seja inovação, será preciso que o empreendedor aplique essa ideia em seu estabelecimento.

Neste caso, ele poderá inovar, basicamente, de duas maneiras. Na primeira, ela aplicará um pouco de arte na gastronomia – inovando em serviços, no ambiente, nas louças etc. Na outra ele aplicará gastronomia na arte – inovando em cardápio.

A partir daí, surgem muitas formas de inovação – cardápio temático, pratos com ingredientes relacionados ao tema do destino, visitas à cozinha, participação do turista na elaboração do prato, decoração temática, ingredientes orgânicos ou exóticos, uso de especiarias, receitas temáticas, pratos decorados etc.

Confira abaixo quatro vídeos que mostram como alguns restaurantes brasileiros souberam inovar em seus serviços:


Comendo com arte!
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Livro na bandeja!
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Ao gosto do freguês!
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Gastronomia com função social!
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